Editorial – (RE)PENSAR, (RE)FAZER, (RE)INVENTAR

27/08/2021 18:30

Equilíbrio. Eis uma palavra simples da língua portuguesa, cujo significado todos nós conhecemos na prática, aplicado não apenas aos vários âmbitos da nossa vida cotidiana, mas também ao universo científico: já ouvimos falar em equilíbrio químico, térmico, ambiental, ecológico etc. Muito embora o conceito relacionado ao uso ordinário dessa palavra  seja simples e de fácil compreensão, o equilíbrio é o resultado complexo e transitório de forças concorrentes em iminência constantemente do triunfo de uma sobre a outra. E, às vezes, esse triunfo acontece. Se este texto é iniciado por uma reflexão de base semântica é porque a linguagem nos ajuda não só a falar sobre o universo e seus fenômenos, como também a compreendê-los.

Mas o que isso tem a ver com pandemia, educação e tecnologia?

Primeiramente, o conceito — e aqui a linguagem vem ao nosso encontro mais uma vez. Em março de 2020, experimentamos a ausência do equilíbrio, quando um microorganismo modificou a vida humana em escala global. Esse desequilíbrio primeiro, por sua vez, trouxe outros em cascata: superlotação dos sistemas de saúde, escassez ou falta de suprimentos, dificuldades de mobilidade, desafios aos sistemas educacionais. Então, outra palavra passou a ocupar um lugar de destaque: o “como”. Passamos a nos questionar sobre como superar a pandemia de COVID-19, como retomar as atividades econômicas, como recomeçar as aulas. Embora o ser humano não tenha inventado a linguagem, dado que ela é parte da sua natureza, por outro lado, quando desafiado, é capaz de enfrentar problemas e propor soluções, criar e recriar, fazer e refazer, inventar e reinventar, para, finalmente, reencontrar o equilíbrio. E assim o fez.

Há uma pandemia em curso, causada por um  vírus? Desenvolvamos uma vacina. Não há máscaras suficientes disponíveis? Costuremos nossas próprias máscaras. As atividades escolares precisam prosseguir? Usemos as tecnologias disponíveis e adaptemos as metodologias.

Sim, a Revista Prosa, em seu primeiro número, trata da pandemia. Mas não só. Ela é um pequeno conjunto de reflexões acerca desse “como”, tantas vezes enunciado, silenciosa ou sonoramente, e um singelo retrato da busca pelo reequilíbrio. Tê-lo-emos encontrado? Talvez e parcialmente. Muito ainda há que se (re)pensar, (re)fazer e (re)inventar. Contudo, as experiências, os erros e os acertos podem nos mostrar as (im)possibilidades e nos ajudar a continuar desenhando caminhos para que os desafios que se apresentam possam ser superados.

Profa. Dra. Cristiane Dall’ Cortivo Lebler
Editoria da Revista Prosa