Apresentação
Uma pandemia e algumas mentes inquietas
Era março de 2020. O mundo experimentava uma situação que, para muitos, estava restrita ao universo ficcional: a disseminação de um vírus, cujas consequências, ainda desconhecidas em sua totalidade, já mudavam, em escala global, as dinâmicas social, econômica e laboral em muitos aspectos. Com isso, atividades de vários setores sociais passaram a funcionar de forma remota, inclusive aquelas ligadas à educação. Um cenário de incertezas e possibilidades instalou-se e impulsionou universidades, gestores e pesquisadores a buscarem alternativas para possibilitar a retomada de atividades pedagógicas e administrativas nas diversas redes e em diferentes níveis de ensino, respeitando as normas sanitárias vigentes.
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Foi nesse contexto que surgiu o Projeto Prosa, no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) do Centro de Ciências da Educação (CED) (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC). Inicialmente motivados pela discussão sobre a necessidade de uma apropriação crítica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito da educação, pesquisadores e bolsistas ligados ao Laboratório conceberam este Projeto com o objetivo principal de desenvolver o estudo, o planejamento e a produção de conteúdos digitais autoformativos sobre TDIC e Educação. Essa finalidade principal é estabelecida visando, também, a uma articulação entre os eixos que constituem os vetores de atuação do Lantec – formação, pesquisa e avaliação, criação e desenvolvimento de materiais –, e buscando atingir profissionais da educação imersos nos desafios acentuados pela pandemia.
Este Projeto nasce, pois, de um contexto pandêmico, mas não se restringe a ele. Isso se verifica à medida que os resultados do Prosa geraram não apenas conteúdos digitais, disponibilizados em plataformas de transmissão de áudio e vídeo, em site e redes sociais, mas também uma rede de pesquisa, colaboração e formação de pesquisadores interessados e envolvidos na temática da tecnologia e educação, sem uma necessária correlação com a pandemia ou com as atividades pedagógicas não presenciais.
Embora a pandemia tenha trazido o contexto para o surgimento do Projeto, o interesse e a necessidade de se discutir os usos das tecnologias na educação são os principais motivos para que o Prosa tenha perenidade, com engajamento de novos integrantes e permanência dos membros atuais.
Um pouco de Prosa
Além do Grupo de Pesquisa Prosa, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, também constituem ações do Projeto um canal de vídeo na plataforma Youtube, uma página na rede social Instagram, um canal no Spotify e uma revista de comunicação e divulgação científica, a Revista Prosa, que visa a integrar todas essas ações e seus respectivos produtos.
Por que Prosa? A “prosa” se define como uma conversa aberta, informal, um “bate-papo”. No âmago da sua significação, portanto, encontramos a ideia de troca, de diálogo. É isso que buscamos: dialogar, trocar com todos os envolvidos nos processos educacionais. Nesse sentido, nosso conteúdo não é apenas produzido para, mas em colaboração com o público, nossos leitores, ouvintes, seguidores. Para que isso aconteça, convidamos todos a acompanharem nossas matérias, publicadas neste site; a seguirem nosso perfil em redes sociais e de compartilhamento de conteúdo; e também a contribuírem com sugestões de pautas e com o envio de críticas e sugestões pelo nosso canal de comunicação revistaprosa@contato.ufsc.br.
Alguns agradecimentos e um desejo
Uma das vocações do Lantec é a formação, a pesquisa e a produção de materiais por meio de trabalho coletivo. Este Projeto, assim, é resultado de uma construção coletiva de/entre várias pessoas, a quem não podemos deixar de agradecer: à Direção do Centro de Ciências da Educação da UFSC, especialmente ao Prof. Dr. Antônio Alberto Brunetta; aos bolsistas de graduação e de pós-graduação que atuaram na concepção, construção e realização do Prosa (vide seção “Bastidores” da Revista Prosa); e ao Ministério da Educação, pelo apoio financeiro que viabilizou a execução do Projeto.
Esperamos que, contrariamente ao período pandêmico, o Prosa tenha vida longa e possa inspirar(-se) (em) práticas e reflexões sobre os usos das TDIC na educação.
Cristiane Dall’ Cortivo Lebler
Elizandro Maurício Brick
Marcelo Gules Borges
Coordenadores do projeto